Vinho Tinto combina com Peixes ou Frutos do Mar?

RSS
Vinho Tinto combina com Peixes ou Frutos do Mar?

No mundo do vinho existem muitas regras e diretrizes quanto a harmonização de vinho e alimentos com objetivo de propiciar uma boa experiência.


A harmonização tem como base princípios lógicos onde seus alimentos que combinem com seu vinho, e vice-versa.


Diante de todas regras mais sutis a arte gastronômica, é bem comum a combinação de vinho branco com peixes e frutos do mar.


E aqui começa a quebra da regra!
 
Grande parte das regras de harmonização surgiram na França antiga.


A culinária francesa está repleta de incríveis pratos à base de peixes e frutos do mar, em especial suavemente fritos na manteiga e infundidos com ervas. Naquela época, servir um típico vinho francês com esses tipos de pratos, como por exemplo um tinto de Borgonha, acabava com os sabores do prato, logo os vinhos brancos eram a melhor solução.


No velho mundo, além França, como Espanha, Itália e Portugal (e eu sei bem disso de tanto tinto que bebi com peixes e frutos do mar, com meus avós), os tintos já eram usados facilmente para combinar com tais pratos!

Fato é, que a França esteve sempre no Top 5 até o Julgamento de Paris (falamos desse tema com mais profundidade em Vinhos e Cinema e também no texto sobre Cabernet Sauvignon), então tudo que era relacionado a vinho, a França sempre deu as diretrizes, assim como fez no passado com o vinho Branco = Peixes e Frutos do Mar.

Bem, o mundo hoje em dia não produz vinhos apenas lá e logo, não são necessariamente iguais. Como falamos no O que é terroir.

 

A Textura do Prato

A primeira coisa que precisamos pensar ao combinar um vinho com peixe é a textura do prato.


Há peixes com diferentes texturas, de leves e sedosos a gordos e robustos. Um vinho tinto tende naturalmente a melhorar com alimentos mais texturizados, ou seja, mais mastigáveis.


Peixes mais populares como salmão e atum, por exemplo, podem ser assados com ervas e/ou com vegetais, cozidos com especiarias e são perfeitamente harmonizáveis com alguns vinhos tintos, mas claro, não com um Malbec ou Shiraz que em geral, tem seus taninos pesados.


A questão é pensar um pouco além da caixa, então vamos a algumas sugestões!

 

Iniciando pelo famoso Salmão, que virou uma febre de consumo com o big boom dos restaurantes japoneses por aqui!

Salmão tem textura, tem excelentes sabores e é super versátil.

Para harmonizar com precisão algum vinho com ele é necessário saber como ele foi preparado, mas é um prato que pede taninos mais gentis, logo um Pinot Noir seria uma ótima dica.

 

O Atum (mas não o enlatado, combinado?)

Vamos pegar por exemplo o sushi de atum, aquele servido cru e cheio de sabores ou um atum suavemente temperado fica incrível com um Merlot.


Aquele feito na brasa então, consegue perfeitamente harmonizar com um Shiraz-Viognier, corte típico de vinhos australianos, por exemplo.

 

Cação (sim, aquele mini tubarão)

Esses peixe fica perfeito com ensopados. São carnudos, não tem espinha e despeja um baita sabor em qualquer prato, absorvendo muito bem os temperos colocados nele. Um Pinot Noir Noir da Nova Zelândia fica excelente!

 

Mariscos

Vamos pensar além dos mariscos, vamos logo para uma boa paella daquelas que gastamos fortunas comprando aquelas panelas de paellas com fogareiro e tudo!

Certa vez, na casa de uma grande amiga, vi o pai dela usando uma dessas resultando graças ao cozinheiro, claro, naquelas paellas espetaculares e detalhe, harmonizavam com um tinto.

A maioria sempre vai imaginar um branco, mas os próprios espanhóis adoram harmonizar com uma garrafa de Rioja.


Aprendi em Mauricius, uma incrível combinação! Pinotage, que mais tarde fui descobrir, que é daqueles tintos que combina perfeitamente com frutos do mar, como camarão, lagosta e lagostim.


Enfim, tem muito vinho tinto que emparelha muito bem com peixes e frutos do mar e que funciona cada vez melhor, conforme seu gosto! Teste, vale a pena novas experiências com vinhos, assim como vale a pena experimentar Novos Vinhos!
 
Saúde!
 

Anterior Próximo

  • Andre Fonseca
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários