Falemos sobre Sauvignon Blanc!

RSS
Falemos sobre Sauvignon Blanc!

Para quem não sabe, a Sauvignon Blanc faz parte das 7 uvas nobres, assim como, é também uma das mais conhecidas e consumidas no mundo. Seus sabores são frescos, refinados e elegantes. São vinhos que emparelham muito bem com vários pratos, mas também são ótimos quando degustados sozinhos.

Ela é tão famosa que tem até o dia internacional dela, dia 24 de abril!

Então, vamos em nosso blog de hoje contar mais sobre ela e suas curiosidades!

Boa leitura!

 

Sua Origem

Para variar é mais uma que não se sabe ao certo onde surgiu. Pensava-se que fosse no oeste francês, mas já há muitos confirmando como originária da região alpina no norte italiano.

 

O Nome

Como grande parte das 7 principais uvas nobres ganharam sucesso na França esta não foge a regra e também com seu nome originário da língua francesa.

A história é que como grande parte desta uva nascia naturalmente e de forma selvagem (sauvage, em francês), a mesma foi apelidada de Sauvignon, como parte das uvas selvagens e Blanc (branca) por ser branca.

 

A Fama

Sua natureza sempre foi robusta e suas vinhas sempre tiveram grande rendimento, por isso ganhou fama, mas hoje em dia, ao inverso do passado, os produtores que buscam uma melhor qualidade em seus vinhos fazem o inverso, tentam manter rendimentos baixos, afim de concentrar mais sabor dentro de cada uva. Como sabem, a fama e prestigio nasce da singularidade, do cuidado e do terroir, como já falamos em outro texto.

 

A Produção

Sua produção e presença é mais forte no Novo Mundo. Na Nova Zelândia, quase em toda sua totalidade territorial, devido ao terreno propício a esta uva – e claro, por isso são os mais famosos e emblemáticos. Temos inúmeros exemplos na Winerie de fantásticos neozelandeses desta uva. Há também uma forte e boa produção na California e no Chile, bem como no Velho Mundo nas regiões francesas de Bordeaux e no Vale do Loire.

É uma uva que prefere climas frios para se reproduzir e consegue ser hábil para expressar as condições climáticas e terrestres de onde fora plantanda.

A título de curiosidade, esta uva responde muito bem ao carvalho, como o exemplo, os neozelandeses Ata Rangi Sauvignon Blanc e o Hunter´s Kaho Roa Sauvignon Blanc são dois vinhos surpreendentes e perfeitos para refeições com sabores persistentes e boa estrutura, como um Camarão na Moranga. Outro que leva em suas características madeira moderada é o Sanctuary Sauvignon Blanc, perfeito para casar com frutos do mar frescos, como mexilhões e ostras em dias de verão. Vale a pena provar!

 

Anterior Próximo

  • Winerie .com
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários