O que é Terroir?

RSS
O que é Terroir?

Aqui na Winerie.com já falamos de uvas, de histórias e de harmonização e não por acaso, sempre aparece a palavra terroir. Fato é, caso você não seja um entusiasta ou conhecedor de vinhos, tal termos só deixa o mundo dos vinhos mais complicado e até aqui de pouco ajudava na escolha de seu próximo vinho.

Vamos descomplicar o termo terroir, seu significado, sua importância e principalmente ajudar você a descobrir novos vinhos que agradam seu paladar descobrindo o seu terroir preferido.

Boa leitura!

 

O Significado

Há quem traduza Terroir, mas na verdade esta é daquelas típicas palavras francesas que não tem tradução de bate-pronto. Obviamente tem algo haver com terra (terre em francês) e por consequência, remete a solo, mas vamos além.

Terroir é o mesmo que dizer “a sensação de um lugar”, ou seja, que denota ao lugar literal e suas características, bem como, o lote de terra, os sabores e os aromas característicos presentes no que ali é plantado.

 

O Motivo do Terroir

Por gerações vinicultores foram percebendo diferenças no aroma e paladar para um mesmo vinho produzido na mesma vinícola e com poucos hectares de plantio.

Estudos demonstraram que sutis características de uma determinada parte de um lote de terra alteravam o vinho e não mais apenas fatores ambientais, como até então era pensado.

A ciência expadiu-se e no mundo de hoje para se produzir um bom vinho é necessário analisar o terroir da região.

São tantos fatores que influenciam que vão desde as condições climáticas, a consistência e composição do solo, a elevação, a drenagem, a inclinação que nascem as videiras a até mesmo o estresse do solo.

 

“Terroir Boom”

Com mais ênfase que no passado, hoje a maioria dos enólogos estão nessa busca de expressar a excelência do terroir, ou seja, de provar a todos que o local de onde surge seu vinho é incrível e único e logo, seu vinho também.

Nessa onda surge o aumento da vinificação orgânica, biodinâmica e natural, que tem como principal objetivo, remover qualquer intervenção química. Isto significa além de oferecer um produto “green”, conseguir também que seus vinhos expressem muito melhor o terroir.

 

Terroir faz uma grande diferença

Quando você observar alguém falando em vinholês que determinado vinho expressa com perfeição o terroir daquela região, significa que o vinho está de acordo e representa a região denominada no rótulo.

Conhecendo o terroir que mais combina com seu paladar, será certamente mais uma maneira de você escolher seus próximos vinhos além uva e país.

 

Dicas para achar o seu terroir ideal

Há uma enormidade de regiões vinícolas no mundo, mas há um básico nisso que é conhecer um pouco mais da região.

Pois bem, se terroir denomina a região que determinado vinho é plantado, assim como suas características e principalmente um vinho desta região é agradável para você. Bingo!

Há chance maior de gostar de outros dessa mesma região!

Que tal quando for comprar seu próximo vinho, tentar duas coisas que são facilmente encontradas nos vinhos aqui da Winerie:

  1. descubra qual a localização que o vinho foi produzido. Essa informação esta logo no cabeçalho da ficha de cada vinho.
  2. Tente descobrir sozinho ou melhor ainda caso esteja com amigos, quais são os principais sabores e aromas presentes neste vinho e depois compare com as notas de degustação do vinho. Observe a semelhança nas notas de aroma e paladar presente entre vinhos com uvas de uma mesma região e daí do seu terroir.

Será um surpresa interessante e com o tempo você começará a distinguir o sabor que combina com seu gosto.

Você começará a sentir no vinho "a sensação de um lugar", ou seja, o Terroir!

Saúde e boa semana à todos!

 

Anterior Próximo

  • Winerie .com
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários