Tannat, o Rubi das Terras Charruas

RSS
Tannat, o Rubi das Terras Charruas

Sempre que falamos em Tannat ouvimos exclamações do tipo: “Vinho forte!” “Pegado” “Cheio de Tanino” e etc.

Como o próprio nome sugere, sim, essa cepa tem alto teores de tanino e para compreender melhor o que são os taninos sugerimos uma leitura: o texto "Os Taninos"

No seu berço natural, sul da França, a Tannat, uma uva tinta na região que produz muitos dos melhores brancos do mundo, era usada inicialmente em vinhos de corte, produzidos com a Cabernet Sauvignon principalmente.

O Tannat Uruguaio

Trazida para o Uruguai por um francês, Dom Pascual Harriage, no final do século XIX a Tannat demorou cem anos praticamente para ter o primeiro grande impulso comercial, foi quando imigrantes Bascos cultivaram e produziram excelentes vinhos puros.

O vinho da Tannat por aqui é bem diferente do resultado de suas parentes no berço natal (sul da França), devido exatamente ao clima e ao terreno.

O Uruguai é cercado por grandes porções de água; Rios da Prata, Rio Uruguai e Oceano Atlântico proporcionando assim temperaturas noturnas baixas, logo vinhos finos e com um frescor excepcional.

A Tannat uruguaia produz um vinho vermelho escuro, aliás de uma cor belíssima brilhante como os rubis, com tons rústicos deliciosos quando novos e com a capacidade de envelhecer com grande magnitude tornando-se encorpado e saboroso.

Os tons marcantes são o morango e a framboesa evoluindo com o tempo para a cereja e ganhando tons de baunilha e coco.

Harmonização

Os taninos são bom harmonizadores com as carnes vermelhas e gorduras nobres tornando o Tannat um vinho que combina muito bem com o churrasco ao estilo dos pampas.

São vinhos também que fazem muito sucesso se degustados sozinhos ou apenas com charuto harmonizando perfeitamente com os aromas de chocolate e café.

É um vinho valente e de muita elegância, uma galhardia dos pampas para nossa mesa.

Salud!

Salve Bacco!!!

                                                                                                     Marcelo Moro, Winerie




Anterior Próximo

  • Winerie .com
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários