Da tradição Zíngara para a Califórnia Zinfandel

RSS
Da tradição Zíngara para a Califórnia Zinfandel

É muito curioso como o mundo das uvas e suas cepas antecipa em milhares de anos a tal globalização e miscigenação que conhecemos hoje. Um caso interessante, sem dúvida, é a Zinfandel Norte Americana, uma cepa mítica, no mínimo peculiar.

Por muito tempo se acreditou que essa qualidade era uma herança dos índios Sioux que habitaram por milhares de anos o território Norte – Americano, mas depois de muitos estudos chegou-se à conclusão que a Zinfandel é mesma uva que na Itália é conhecida como Primitivo, cultivada com mais fartura na região da Puglia.

Conforme recentes estudos a uva Primitivo que também é conhecida na Itália como Zingarello tem origem da cepa Crljenak cultivada na costa do Mar Adriático em território Croata e introduzida naquela região há milhares de anos pelos Fenícios.

Numa viagem assim, manuseada por tantos povos e passando por mais diversos solos e climas só poderia resultar nessa obra  de arte que são os vinhos Zinfandel.

Supõe –se que chegou ao solo Norte Americano, sobretudo a Califórnia no século XIX e lá se estabeleceu adaptando-se ao solo e clima e hoje a Zindanfel é responsável por cerca de 90% da produção americana de vinhos.

A cepa que amadurece precocemente, por isso o nome Primitivo, produz um vinho intenso, rubi escuro, quando tinto, com notas marcantes de ameixa, amora, framboesa e cereja, podendo desenvolver, se repousado em barris de carvalho americano, nota de especiarias como canela e baunilha.

A Zinfandel produz também vinhos espetaculares na sua qualidade branca, leves e profundos, ideal para harmonizar com pratos à base de frutos do mar. Já os tintos, alguns rótulos são considerados vinhos supremos, premiados em todo mundo, em geral harmonizam bem com carne vermelha, especialmente filet Mignon e queijos amarelos.

Fora dos Estados Unidos a Zinfandel é cultivada no México, África do Sul e Austrália produzindo vinhos peculiares que mudam a maneira como se desenvolvem devido a mudança de qualidade do solo e clima. Senhoras e Senhores eis a Zinfandel – a obra de arte Californiana – Saúde!

Salve Baco!!! 

                                                                                                     Marcelo Moro, Winerie

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior Próximo

  • Andre Fonseca
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários