Vinhos de verão, muito além dos vinhos de piscina!
O vinho sempre esteve associado no Brasil principalmente ao inverno, uma bebida para aquecer, não para refrescar. A cerveja sempre esteve na cabeça das pessoas com maior “share” e principalmente “estupidamente” gelada.
Entendo o hábito ou a falta de hábito, mas nós podemos resolver isso com algumas sugestões.
Os espumantes brancos ou rosés resolvem bem esse problema, nasceram para esse momento refrescante, principalmente os espumantes leves, sem vinho base com passagem em madeira. Sugiro os bruts e natures. Deixe de lado um pouco os doces. Elejam os brasileiros, resolvem espetacularmente esse problema por custos muito melhores que os do velho mundo ( França e Itália).
Outra versão, seriam os brancos e rosés tranquilos. Por tranquilo entendam a expressão aplicada aos vinhos normais que tomamos, ou seja diferentes dos espumantes ou fortificados. Se forem escolher por uva, sugiro os chardonnays da California, África do Sul e Austrália. No caso dos Sauvignon Blanc certamente os da Nova Zelândia (famosos em todo mundo) agora se mais acessíveis, pois sabemos o quanto custam os neozelandeses para chegar no Brasil, experimente os da África do Sul ou os Chilenos.
Com relação aos tintos? O que dizer? Dá para tomar no verão? Sempre cabe um bom tinto em qualquer época do ano. Nos picos de calor, eu sempre vou de vinhos leves, sem passagem por madeira. As uvas preferidas são as menos encorpadas, no caso a pinot noir do Chile, Califórnia ou Nova Zelândia vão muito bem. Além da pinot eu gosto muito da Cabernet Franc, neste caso do nossos vizinhos ao sul, como Argentina, Chile e Uruguai são ótimas opções, como o Fabre Montmayou Reserva Cabernet Franc ou o Ribera Sur Gran Reserva Cabernet Franc, que sei nunca faltar na mesa do André, fundador da Winerie.
Por último, gostaria de sugerir alguns aperitivos a base de vinho, que são muito legais no verão. Uma opção para quem quer provar algo agradável e refrescante e extremamente bem vindo. Começando pelos tintos, prove a tradicionalíssima sangria. Escolha um vinho fino para ela, não use os de garrafão. Escolha um vinho econômico, mas use um bom vinho (na Winerie temos uma selação de vinhos de verdade, mesmo quando abaixo dos R$ 50,00), seu fígado agradecerá, logo sua saúde.
Além da sangria vou te passar uma receita minha de caipirinha: suco de limão, vinho rosé, cachaça, adoce com contreau e muito gelo!!!
Encontre sua proporção. Além dessas opções, sugiro ainda os refrescantes Aperol e Mimosa ( suco de frutas, como pêssego) com espumantes. Use um nacional, muito bom, como Fabian Intuição, eficiente e barato e melhor que muito europeu acima dessa faixa de preço.
Quero me despedir com uma dica de cinema: Vinhos de verão, de 2012 com participação da nossa Sônia Braga. Vale a pena ver os vinhedos...
Fiquem a vontade para escreverem para mim para alguma sugestão e bebam com sabedoria. Divirtam –se!
- Andre Fonseca | Winerie
Comentários 0