A vinícola Les Chemins de Bassac
Uma visita de charme à região do vinho francês de Languedoc.
Os vinhos da Les Chemins de Bassac lhe transportam a uma região da França chamada Languedoc ou, mais propriamente, Languedoc-Roussillon, que é uma região costeira histórica no sul da França e se estende desde Provence até as montanhas dos Pireneus, na fronteira com a Espanha.
A Vinícola Les Chemins de Bassac (Foto: Site da vinícola autorizado a Winerie Group/ Winerie.com)
De tradição viticultora que remonta à época dos gregos e romanos, ela vem se transformando desde então. A virada veio depois de 1980 e, do tradicional vinho de mesa simples, passou a ter vinhos sérios e de boa qualidade. A região hoje dá origem a algumas das melhores relações entre qualidade e preço de toda a França.
Com um território vasto, produz 1/4 do vinho do país. Possui hoje 5 apelações de Crus, 14 AOCs de Grandes Vinhos do Languedoc, mais a própria AOC Regional Languedoc e suas 13 sub apelações regionais.
Fora isso, conta ainda com os IGPs. O IGP é uma classificação mais ampla, de origem controlada mas com regras mais flexíveis dos que os AOC, proporcionando que o produtor “viaje” mais em suas criações, dando origem a vinhos criativos, com um toque diferenciado e muitas vezes proveniente da cultura orgânica, que tem sido um grande trunfo desta região.
Com ótimos vinhos e evoluindo cada vez mais, os produtores do Languedoc não encontram dificuldade em produzir seus vinhos, mas sim em comercializa-los, devido as baixas produções. É ai que entram parceiros como a Winerie.com, especializada na busca por vinícolas boutique que nos traz e apresenta alguns desses tesouros.
Após essa introdução, mergulharemos na historia da França e visitaremos as cidades de Béziers e Pézenas, que ficam perto da vinícola Les Chemins de Bassac, na parte leste do Languedoc, no departamento de Hèrault. A vinícola em si fica na cidade de Puimisson, um vilarejo de apenas 1000 habitantes a 12km de Béziers.
Passeio por Béziers
Béziers é a cidade mais antiga da França, tendo sido fundada pelos gregos no século 7 A.C. Ela fica em um pequeno penhasco, sobre o rio Orb e por onde passa o famoso canal du Midi, um canal cheio de historia, construído em 1666 sob o reinado de Luiz XIV e nomeado em 1996 patrimônio da humanidade pela Unesco. O canal du Midi, que permanece ativo até hoje, foi concebido para levar água do rio Garrone para o interior, passando pelo aqueduto de Orb e criando uma rede fluvial de 240 km para o transporte de mercadorias na época.
A cidade de Bézies e sua catedral (Foto: photos-dauphine.com)
O centro histórico de Béziers é bem pequeno, com ruazinhas estreitas com cara medieval. Sua Catedral de Saint-Nazaire fica na parte alta, pode ser vista de todos os ângulos e foi construída por cima de um templo romano dedicado ao imperador Augusto e à sua mulher Livia. Após uma visita pela catedral, passamos pelas Arenas (modernas) de Béziers, que fizeram dela, em 1897, a primeira cidade de touradas da França. Depois, pelo complexo das Eclusas de Fonseranes e pelo canal du Midi, onde podemos apenas passear por suas margens ou alugar um barco e descobrir um pouco mais da região.
Cena incrível de um concerto no Canal du Midi (foto: Viatgeaddictes.com)
Se gostar de praia, Béziers fica a apenas 12 km do mar Mediterrâneo. Você pode estender o passeio e ir até Valras-Plage.
Passeio por Pézenas
Saindo de Béziers e viajando 30 km na direção nordeste, chegamos a Pézenas. A cidadezinha de 9000 habitantes é chamada de a Versalhes do Languedoc. Ela foi capital de Hèrault no século XVI e, por este motivo, atraiu muita riqueza e a construção de muitos palacetes.
O passeio é pelas ruazinhas históricas do centrinho da cidade, que é muito bem conservado, com vielas de pedra e seus famosos hotéis particulares, os quais são umas das atrações da cidade. Eles se chamam hotéis, mas, na verdade, são palácios e mansões dos séculos XVI, XVII e XVIII. Pézenas tem um total de 116 prédios catalogados como monumentos históricos.
Ruazinha do centro histórico de Pézenas (foto: André Augusto S Fonseca, founder Winerie Group/Winerie.com)
Com o centro da cidade cheio de ruas estreitas e construções pra lá de charmosas, lojinhas de artesãos de arte são um plus no meio de bistrôs, sorveterias artesanais, boulangeries, pâtisseries e as lojas que vendem o famoso pâté artesanal de Pézenas. Uma iguaria que é uma espécie de tortinha com recheio de carneiro açucarado, sendo o mais famoso o da Maison D’Alary.
O famoso pâté artesanal de Pézenas (Foto:herault-tourisme.com)
A cidade também ficou conhecida por ter sido a morada de Molière. O dramaturgo passou um tempo por lá, levando consigo seu teatro e fazendo da cidade um centro de artes cênicas, tradição mantida viva até hoje.
Ruazinha do centro histórico de Pézenas (Foto: hoteis.com)
Entre os destaques para se visitar na cidade estão os Hotels Particuliers, (como o hotel de Lacoste, o hotel de Alfonce e o hotel Grasset, entre outros), o Collégiale Saint-Jean, que é uma igreja do século XVIII, o Monumento de Molière, a Place Gambetta e o Museu de Vulliod Saint-Germain, que fica em um dos hotéis particulares e que tem uma sala dedicada à Molière e suas obras.
Languedoc, Pézenas e a rota dos vinhos
Voltando aos vinhos, a proximidade das vinícolas faz de Pézenas uma boa base para os visitantes circularem e conhecerem os vinhos e os terroirs vizinhos, como Picpoul de Pinet, Faugères e Cabriéres, por exemplo.
A Vinícola Les Chemins de Bassace (Foto: Site da vinícola autorizado a Winerie Group/ Winerie.com)
Com um solo bastante fértil, as uvas tintas encontradas com maior facilidade na região do Languedoc são a Syrah, Grenache, Cinsault, Carignan, Merlot e Cabernet Sauvignon. Entre as variedades brancas, encontram-se Rolle, Clairette, Terret, Boubolenc, Muscat, Maccabéo, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Picpoul, Marsanne e Viognier.
Com certeza, esta é uma região muito rica, ainda inexplorada e que vale a pena conhecer. Nós da Winerie.com lhe convidamos a conhecer nosso portfólio de vinhos do Languedoc, a saboreá-los e a viajar com a gente através de nossos rótulos.
Acesse Winerie.com França, clicando aqui!
Escrito por:
Mariana Chaves
Estilista e viajante, adotou Paris como sua cidade do coração. Assina o blog Pra Paris, o Instagram @machaves_praparis que falam da sua querida "Parisinha" e agora comenta sobre lifestyle francês para Winerie.com.
- Tags: Regiões Vinícolas
- Equipe Winerie
Comentários 2
Mônica Bryson
Queria muito, mais uma vez, ter passado as férias de verão deste ano na França. E talvez tivesse tido tempo de dar um giro por Languedoc. Mas, com os planos deste ano forçosamente adiados, quem sabe no próximo verão…
MÔNICA
Vontade de estar por lá… Em breve!!!