Uva Pinotage

RSS
Uva Pinotage
Corria o ano de 1925 na região da Cidade do Cabo – África do Sul – quando Abraham Izak Perold, um poliglota PHD em química observava com desagrado o resultado da produção de suas uvas Pinot Noir e Cinsault, essa última chamada pelos locais como Hermitage.

Descendente de franceses e acostumado com bons vinhos, Abraham pensava numa forma de melhorar a qualidade dos seus, tinha às mãos duas cepas fantásticas na França mas que vingavam mal por ali.

Resolveu então fazer uma experiência despretensiosa cruzando as duas cepas e juntando não só seus ramos como seus nomes, batizou a nova experiência como Pinotage.

A uva mostrou-se extremamente elegante com bagos pequenos pretos em tons azulados, cachos compactos, poupa macia e pele espessa.

Reza a lenda que foram produzidas apenas 4 sementes desse cruzamento e seu criador plantou-as surpreendentemente no jardim da sua casa.

Infelizmente Abraham I. Perold faleceu no ano de 1941 não podendo desfrutar do sucesso da Pinotage quando um vinho elaborado com essa qualidade venceu o concurso local Young Wine Shows no ano de 1959.

A Pinotage é considerada a única uva de origem da África do Sul e atravessou essas fronteiras com grande qualidade, primeiro cultivada na Nova Zelândia, depois na Califórnia e recentemente chegando ao Sul do Brasil.

Em 1991 um vinho Sul – Africano dessa cepa conquistou o título de campeão entre os vinhos tintos do International Wine and Spirit Competition, em Londres.

O Pinotage é um vinho que quando novo tem tons de Framboesa e Mirtilo e envelhece maravilhosamente bem trazendo notas acentuadas de banana, manga e chocolate.

É um vinho extremamente fácil de ser bebido harmonizando bem com chocolate devido as notas que exprime e comidas apimentadas.

Vale lembrar que essa cepa é muito usada em vinhos de corte combinando bem com outras cepas e trazendo excepcionais resultados conhecidos como Cape Blend (Mistura do Cabo).

É um vinho do Novo Mundo, ousado e peculiar, vale a pena degustar sem moderação.

Salve Baco!!!  

Anterior Próximo

  • Winerie .com
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários