Como você escolhe seu vinho?

RSS
Como você escolhe seu vinho?
Preço?

Quando você chega na adega seja ela de um grande supermercado, um recanto especializado em vinhos, ou mesmo na praticidade das adegas virtuais, escolhe seu vinho pelo preço?

Sim, o maior número de pessoas escolhem assim e conforme as condições do bolso vão direto nos vinhos mais caros –“Vinho bom tem que ser caro” – conceito errado e explico porque...

Embora também não haja milagres nos preços de bons vinhos como se propõe por aqui com vinhos, chamados na Europa de vinhos de cozinha, vendidos como se fossem grandes produtos a preços baixos, uma enganação ao bebedor iniciante.

Há muitos fatores levados em consideração na hora de se compor o preço dos vinhos, entre eles, a qualidade da uva e os cuidados com o seu melhor cultivo, a safra e o armazenamento, e um dos principais fatores, com certeza, é a quantidade produzida em cada safra.

É óbvio que notas magnificas de degustação também são levadas em conta na composição do preço de cada garrafa, prêmios adquiridos com o tempo e etc... ainda assim existe no mercado excelentes vinhos por preços incríveis – Vinhos com qualidade para todos os bolsos.

Vinho é paladar e isso é muito pessoal até mesmo para os enólogos que analisam e lançam suas notas, ainda que o façam de forma técnica existe entre eles a preferencia por essa ou aquela qualidade de uva.

Um vinho equilibrado que harmoniza bem com vários pratos não tem necessidade de ser essencialmente muito caro, isso é mito, ainda mais nos dias atuais quando a internet oferece condições ao consumidor de se informar sobre todos os produtos.

A dica é que degustem mais todas as variedades de vinhos e realmente encontrem o que mais agrada seu paladar pessoal e isso se apura com o tempo, sem a necessidade de muitos equipamentos e sem pressa.

Procurem conhecer informações sobre cada variedade de uva, seu cultivo e o processo de fabricação de cada vinho, a maturação, o tempo de guarda e, se é possível guardá-lo, se decanta ou não e caso, sim qual o tempo mínimo necessário, juntando isso ao seu paladar conseguirá um ótimo equilíbrio na hora da escolha.

Salve Baco!!!

Anterior Próximo

  • Alexandre Furniel | Sommelier Winerie
Comentários 1
  • Persio Chiovetto junior
    Persio Chiovetto junior

    Gostaria de conhecer algumas marcas e com seu preços aproximados de 29,00 a 70,00 reais

Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários