Os pontos de RP

RSS
Os pontos de RP

Vira e mexe aparece um vinho com X pontos RP, mas afinal o que são esses pontos e como eles são realmente medidos?

RP nada mais é que a abreviação de Robert M. Parker Jr., um crítico de vinhos norte-americano com renome internacional. Sua história com o vinho é bem interessante, pois seu interesse surgiu por acaso quando ele foi visitar a namorada e hoje atual esposa, que estudava naquela época na Universidade de Strasbourg, 

Parker era graduado em Direito, História e História da Arte e por um bom tempo exerceu a advocacia, mas nesta viagem percebeu a facilidade que tinha em degustar vinhos com incrível discernimento.

Já nos EUA, atuando como advogado, sempre que podia dedicava-se a sua paixão de escrever sobre vinhos tanto que em 1978, como um hobby, lançou uma revista chamada The Wine Advocate, ou seja, “O Advogado do Vinho”, sugestiva não?

Pois bem, a revista que era enviada gratuitamente a comerciantes de vinhos trazia uma novidade que nada mais era que um novo critério de avaliação de vinhos que os pontuava de 50 (nota mínima) a 100 (nota máxima), ou seja, os pontos RP. No começo eram poucos os interessados, mas com o passar dos anos, alguns movimentos foram criando entusiastas além do mercado de vinhos, trazendo consumidores a lerem sua revista e, em 1984 ele resolveu dedicar-se inteiramente a sua revista.

Hoje a The Wine Advocate tem tiragem trimestral com uma grande quantidade de assinantes digitais e impressos, para uma revista segmentada, espalhados por mais de 30 países e tornou-se uma das principais referências de consulta de vinhos.

Robert Parker hoje é degustador, escritor e comentarista de vinhos condecorados por governos de vários países e até já recebeu o Prêmio Pulitzer por seus artigos e livros sobre enologia.

A pontuação

Sua pontuação ocorre em 4 faixas de pontuação; até 70 pontos, considerados vinhos falhos, de 70 a 79 pontos que significam vinhos agradáveis porém com algum desequilíbrio e os que vemos mais frequentemente e destacamos abaixo são:

Vinhos entre 80 a 89 pontos RP: bons a ótimos

Vinhos entre 90 a 100 pontos RP: de ótimos a excepcionais, quiça memoráveis! 

Agora, bem importante é entender que não somente os pontos RP, como os demais, pontuam não a marca em si, mas a safra. Isto quer dizer que vinhos da mesma marca e uva tem pontuações diferentes ou mesmo nem foram levados para serem degustados pelos craques de vinhos e nem por isso não são bons, ótimos ou até mesmo excepcionais.

 

Anterior Próximo

  • Andre Fonseca
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários