Falando de Vinho

RSS
Falando de Vinho
Caríssimos amigos de Dionísio, discípulos de Baco...
Assim como o vinho, o hábito da leitura é milenar, nos primeiros tempos dado apenas a nobreza e ao clero, uma coisa e outra.

Com a evolução e a revolução dos homens e mulheres tanto a leitura quanto o vinho foram amplamente difundidos e com a graça dos deuses antigos e futuros hoje habitam em todos os recantes da sociedade moderna.

Muito da nossa literatura terráquea tem o vinho, vinhedos e famílias tradicionais por trás desses, como trama e objeto.

Vemos isso claramente no romance “Por quem os sinos dobram” (Ernest Hemingway), nos escritos e poesia de Shakespeare onde o vinho liberava constantemente amantes e envenenava Reis e mentes, “ Nel Vino se nasconde la verità !”, no conto de Duas Cidades de Charles Dickens e sua crônica sobre a rebeldia dos trabalhadores que fabricavam os barris e seus machados afiados dispostos a decapitar a nobreza que os oprimia.
O vinho do novo mundo também está presente em contos e romances, nas obras de Bukowski, sim o Velho Buk beberrão de cerveja também gostava do vinho californiano, o conto “Barril de Amontillado” de Edgar Allan Poe é um sombrio texto sobre o vinho, o romance de Isabel Allende – A casa dos Espíritos se passa numa propriedade rural nos andes chilenos produtora de vinhedos entre outras coisas.

No Brasil indico aos amigos apreciadores do bom e velho vinho, duas obras inebriantes de Alvarez de Azevedo – Macário e Noites na Taverna – nesses casos cabe um tinto Syrah ou Tannat desses de arrancar suspiros.

Enfim amigos, deixei aí boas dicas de leitura, sensacionais para acompanhar bons vinhos, com certeza a leitura não será solitária.

Vale lembrar que nessa nossa moderna idade temos a oportunidade de apreciar a leitura, não só em livros físicos mas também em nossos dispositivos de uso diário, tablets, notbooks e celulares com vinho tudo fica atual e clássico num perfeito equilíbrio.

Bota um som na vitrola ou se preferir busque no spotify algo que mais te agrade, escolha seu vinho e mergulhe nas aventuras e paixões dessas obras maravilhosas, libertem-se!!!

Anterior Próximo

  • Alexandre Furniel | Sommelier Winerie
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários