Vinhos Sem Sulfito
Com certa frequência aqui na Winerie, recebemos pedidos de nossos clientes e prospects sobre vinhos sem sulfito, logo a idéia deste texto é elucidar alguns fatos sobre essa classificação.
Primeiramente é necessário entender que Sulfito "SO2" é algo natural, ou seja, uma composição química de enxofre "S" e oxigênio "O2" que esta presente nas frutas e até mesmo em nosso corpo. Logo tudo tem sulfito.
Hoje ainda não existe uma forma de extração do sulfito, no caso do vinho, da fruta. Quem sabe no futuro, com toda a tecnologia avançando, surja algo assim.
Agora o que faz então um vinho ter a classificação de "Sem Sulfito" atualmente
Nada mais que a quantidade de miligramas de Sulfito por Litro.
Vinhos normalmente têm entre 50mg/L a 200mg/L conforme a forma de produção. Claro, que vinhos de produção orgânica, tendem a ter menos que vinhos de produção Tradicional. Bem como, vinhos de produção mais artesanal, também terão menos.
Vinhos classificados como Sem Sulfito precisam ter até no máximo 10mg/L. Isso é muito pouco.
O Sulfito destes vinhos nada mais são que o próprio sulfito da fruta. Diferente dos demais casos, onde é adicionado sulfito externo.
E porque se adiciona sulfito no vinho
Bom, sulfito é um conservante, ou seja, um antioxidante e bactericida. A utilização dele serve para que o vinho não estrague facilmente, assim como ocorre com alimentos.
Hoje com a busca por produtos mais naturais, trouxe a tona também a busca por produtos com a menor intervenção possível e logo surgiram classificações como Biodinamicos, Orgânicos, Veganos, Sustentáveis entre outros.
Fato é que alguns produtores/enólogos também foram nessa onda.
Daí começaram a surgir vinhos que do ato da fermentação do mosto até o amadurecimento, suas próprias frutas seriam unicamente responsáveis por proteger o vinho até ele ficar pronto.
Diga-se de passagem, é um trabalho um tanto árduo, afinal a chance de se perder o vinho é enorme, uma vez que o controle de higiene para que o mosto (suco da uva amassada) não seja contaminado é muito maior frente a um outro vinho que tem adição de sulfito externo para protegê-lo.
Agora quando conseguem, surgem vinhos como Huaso de Sauzal, Tinajas Bobal que temos na Winerie e são uma boa opção para pessoas com alergia.
Dica: Alérgicos, quando quiserem beber um vinho, busquem sempre estes classificados como "Sem Sulfito" ou não sendo possível, vinhos classificados como Orgânicos que tendem a ter menos sulfito por Litro.
Conheça nossos vinhos sem sulfito, acessando: Vinhos Sem Sulfitos
Conheça nossos vinhos orgânicos, acessando: Produção Orgânica
Escrito por:
André Augusto Fonseca
Fundador da Winerie
- Tags: sem sulfito
- Andre Fonseca
Comentários 0