Devo resfriar um vinho tinto?

RSS
Devo resfriar um vinho tinto?

O mundo do vinho é um local cheio de opiniões e desentendimentos. Nossos hábitos de consumo de vinho evoluíram e a forma como cada um bebe seu vinho pode diferir significativamente para cada pessoa.

Nos perguntam frequentemente se devem ou não resfriar um vinho tinto e qual a temperatura ideal. Temos em cada um de nossos produtos vendidos na Winerie uma sugestão de temperatura passados pelo produtor e também testadas por nós.

Porém...

Há uma coisa essencial que vale para tudo na vida, ou seja, seu gosto pessoal.

Cada um tem seu jeito e sua maneira de servir.

Sabemos por exemplo que na Europa Oriental, é típico beber vinho tinto frio. Não apenas gelado, mas mantido na geladeira, durante uma noite ao menos, porém por outro lado existem pessoas que preferem servir seu vinho tinto numa temperatura ambiente, que falando de Brasil, é bem quente por sinal na maior parte do ano.

O ideal é que um vinho tinto seja servido entre 15ºC até 18ºC, mantendo os sabores do vinho frescos no palato e com a textura esperada. Um ou dois a mais ou a menos é opção particular de cada um, no entanto servir um tinto abaixo disso ou muito acima, não é nossa sugestão.

E sabe, essa temperatura média tem algo bem especial, muito além das questões químicas -  variação do oxigênio interno, ação da temperatura no corpo da garrafa etc. O fato mais importante é que esta foi a temperatura escolhida pelo cara que fez o vinho e tem como principal objetivo, fazer com que seus clientes e degustadores de seus vinhos fiquem "felizes".

Se você quiser beber um vinho como eles sugerem e ainda não tem sua adega climatizada, deixe uns 15 minutos na geladeira, que dará tudo certo! Agora importante,  na geladeira e não no congelador para não congelar a rolha e na hora de você abrir, não correr o risco de beber vinho com micro-partículas de cortiça congelada ou no caso dos vinhos com tampa de rosca, ter que usar um alicate pra conseguir abrir o alumínio congelado com o vidro.

Claro, alguns vinhos tintos se beneficiam com um pouco mais de refrigeração, em especial aqueles baratinhos, mas não é sobre eles que geralmente falamos quando comentamos de vinho.

Outra parte interessante, é quando chega o verão, daí trazer a temperatura para baixo para um Pinot Noir ou um Merlot pode ser legal e agradável de fato, ou seja, em especial vinhos de corpo leve.

É isso por hoje, Saúde!

 

Anterior Próximo

  • Andre Fonseca
Comentários 0
Participe do Winerie Blog (Escreva abaixo seu comentário)!
Seu nome:*
Seu e-mail:*
Mensagem/Comentário: *

Importante: As opiniões/comentários passam por análise antes de serem publicados.

* Campos necessários