O que é um Vinho Laranja
Vinhos Laranjas são nada mais que brancos produzidos como são feitos os vinhos tintos.
Para ficar fácil de entender;
Primeiro e importante ponto. Um vinho para ser Vinho e não um Suco de Uva, passa por fermentação alcóolica. Alguns depois passam por maturação (em tanques de aço inoxidável, carvalho, ovas de concreto, vasos de barro etc).
Segundo ponto. Voltando as aulas de química do colégio. A Fermentação Alcóolica é um processo químico onde micro-organismos (vulgo leveduras) realizam a transformação dos açúcares presentes na fruta em álcool etílico (etanol).
Pois bem,...
Os vinhos tintos são produzidos do suco retirado da fruta, bem como da casca da fruta, logo a tonalidade da cor da fruta (uva), ou seja, esse vermelho e rubi que vemos.
Os vinhos brancos, também são produzidos do suco de fruta (uva) brancas e/ou tintas mas, as cascas são retiradas para que a tonalidade seja branca, de fato, e não laranja, rosa claro e assim por diante...
Os vinhos rosés igualmente aos brancos, usam tintas e/ou brancas também, porém para que tenham a tonalidade rosé - ou seja, aquela tonalidade bem clarinha que vai do rosé de provence ao salmão, chegando até aqueles mais laranjão avermelhado da Malbec - acabam por passar um curto período da fermentação em contato com a casca.
O Rosé foi a dica! A casa é que vai criar o vinho laranja!
O vinho laranja segue o mesmo processo do Rosé, porém, a casca da fruta fica um período um pouco maior e, para que não caia para uma tonalidade já mais avermelhada (como vemos nos rosés de Malbec), são feitos exclusivamente com frutas brancas.
Um Laranja pode ser leve ou encorpado, vai depender da fruta com o qual foi produzido, afinal cada cepa tem uma quantidade de polifenóis que interfere tanto no vinho ser mais seco ou mais doce, quanto no corpo.
André Augusto Fonseca
- Tags: Curiosidades Vinho Laranja
- Andre Fonseca
Comentários 0